Sobre a Tapera das Artes

A missão de servir, aliada a paixão pela música,  inspirou Ritelza Cabral a ocupar as mangueiras de seu sítio, no Distrito de Tapera, Município de Aquiraz-CE, com um trabalho voluntário voltado para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.  O trabalho logo criou corpo e em pouco tempo já existiam 60 crianças abrigadas nas sombras dos manguerais, e os sons dos pífaros repercutiam intensamente, encantando rendeiras, pescadores, agricultores e familiares dos pequeninos músicos.

O sucesso que o programa gerou na comunidade possibilitou em pouco tempo a sua expansão, propiciando nos anos seguintes a inclusão de novas ações educativas, com atividades voltadas para o desenvolvimento de diversas atividades artísticas, que culminou na criação em 1996 da Tapera das Artes, hoje uma instituição referência no Estado do Ceará, tendo a frente o Presidente Executivo Magno Miranda, jovem talentoso que se descobriu nas mangueiras do sito da Tapera e que de forma muito eficaz lidera uma equipe de mais de 48 profissionais no desafio de colorir, perfumar caminhos.

Considerada pessoa jurídica de Direito Privado, constituída na forma de sociedade civil sem fins lucrativos, com prazo de duração indeterminado, com autonomia administrativa e financeira, a Tapera das Artes está inscrita no Conselho Municipal de Assistência Social sob o número de Inscrição 07/98; no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente sob nº 07/98; tem assento no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e no Conselho Estadual da Mulher, e está inscrita no Conselho Nacional de Entidades de Assistência Social – CNEAS com status concluído e, tendo a concessão do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social – CEBAS.

O programa de cultura permanente da Tapera das Artes, dirigido pelo Maestro Ênio Antunes, alicerçado por metodologia pedagógica própria, atende diretamente 1.500 crianças, adolescentes e jovens,  alunos  15 escolas públicas,  provenientes de famílias de baixa renda, impactando significativamente o cenário sócio cultural da cidade histórica de Aquiraz, primeira capital do Ceará. Com atividades educativas também em seu complexo cultural, composto por Teatro Escola, Centro Cultural e a Escola de Luteria,  a Tapera das Artes é uma escola de vida que proporciona vivências pedagógicas lúdicas inovadoras, na educação de seres humanos mais sensíveis, capazes de ver para além dos olhos, ver com a luz do coração.

Um novo olhar em vozes que reverberam paz, no trabalho de criatividade sustentável, desenvolvido na Luteria da Tapera das Artes, dirigida por Fernando Sardo, utilizando objetos recicláveis, na inventividade de construir artesanalmente instrumentos musicais novos, também com incentivo a composição autoral, despertando talentos, quebrando barreiras da timidez, e verdadeiramente possibilitando que seres humanos reconheçam seu potencial, toquem o outro e interajam melhor com o mundo.

Fundação Vitae, Instituto Airton Sena, BNDES, Petrobras, BrazilFoundation, Frezenius Kabi, Grupo M Dias Branco, Grupo ACAL, Grupo FAN, Grupo Roca, Vicunha, Avine, Grupo Edson Queiroz, são algumas das inúmeras relevantes bandeiras que se somam ao sonho de transformar vidas através da arte. Os projetos sociais existem porque empresas do bem confiam no trabalho social da Tapera das Artes.

Linha do Tempo

Missão

Promover felicidade em crianças, adolescentes e jovens, através de vivências artísticas, musicais e atividades esportivas.

Visão

Ser modelo de excelência na área em que atua, com estrutura adequada à demanda assistida.

Valores

Respeito às diferenças, Confiança, Solidariedade, Criatividade, Sensibilidade artística, Ética, Honestidade, Engajamento, Disciplina e Resiliência.

Nossos Pilares

pedagogi

Pilar Pedagógico

Com programa pedagógico permanente tem como conceito a sensibilização, formação e capacitação técnica para o mercado de trabalho, atendendo prioritariamente crianças, adolescentes e jovens de escolas públicas.

Pilar Artístico

Com foco no artístico de entretenimento, difusão cultural e formação de plateia, o Teatro Escola é fonte viva de diálogos com grandes artistas do cenário brasileiro e internacional.

Pilar Negócios Sociais

Com propósito de promover a sustentabilidade para a Tapera das Artes, o Serenata Café e Bistrô e a loja virtual da Luteria, são negócios sociais que geram renda para inúmeros jovens talentos e promovem interação ativa da Instituição com o público em geral.

39 Anos de História

“Na Tapera das Artes a esperança se renova a cada dia, tendo a arte como ferramenta pedagógica de transformação social”

Presente em 10 escolas de Aquiraz

Atendendo 1.500 crianças e adolescentes

2 Centros Educativos para atender os aprendizes de Aquiraz

14 ateliês de música

Formação de 10 grupos musicais

Realização de 7 Mostras de Processos Mensais

Geração de 40 empregos diretos

Geração de 50 empregos indiretos

4500 famílias beneficiadas por ano através dos projetos

Prêmios Recebidos

Menção Honrosa:
Prêmio Itaú/UNICEF- 2001

Menção Honrosa:
Prêmio Itaú/UNICEF -2002

Criança Esperança – 2008

Criança Esperança – 2016/2017

Prêmio Brasil Foundantion 2019

Comunidade Presente Itaú Social 2019

Tapera das Artes

Centro Cultural e Teatro Escola Tapera das Artes

Endereço: Rua Antônio Gomes dos Santos, S/N, Centro, Aquiraz – CE

CEP: 61700-000

Telefone: +55 (85) 98921-0943

Email: [email protected]

CNPJ: 07.296.486/0001-04

© Copyright 2022 Tapera das Artes. Todos os Direitos Reservados.

Tapera das Artes

Centro Cultural e Teatro
Escola Tapera das Artes

Endereço: Rua Antônio Gomes dos Santos,

S/N, Centro, Aquiraz – CE

CEP: 61700-000

Telefone: +55 (85) 98921-0943

Email: [email protected]

CNPJ: 07.296.486/0001-04

© Copyright 2022 Tapera das Artes. Todos os Direitos Reservados.