O projeto Kuimbuka tem por objetivo estimular a criatividade dos curumins, crianças e adolescentes da etnia Jenipapo-Kanindé, por meio da construção de instrumentos artesanais, oficinas de musicalização, educação ambiental através da pesquisa da flora local e da utilização de materiais recicláveis na construção de instrumentos musicais, possibilitando também a abordagem de temas transversais relacionados com a memória da tribo, através das rodas de contos e histórias, e dos cânticos entoados pelo coral infantojuvenil que acompanha os rituais indígenas realizados pelo projeto.
O projeto prevê a participação de 45 aprendizes indígenas da Escola Indígena Jenipapo-kanindé, que interagem com 45 crianças não indígenas de diversas escolas da cidade de Aquiraz, crianças essas que estudam a história dos “Cabeludos da Encantada”, e vivenciam seus hábitos e rituais através da música. Trocas de saberes e sabores, que possibilitam harmonizar as diferenças, eternizar o afeto mútuo, e cultivar o respeito.
A etnia Jenipapo-Kanindé é originária dos povos Payaku. Atualmente, estão situados no município de Aquiraz-CE, nos arredores da Lagoa Encantada. Trata-se de um povo indígena urbanizado, mas que busca nas suas origens, a redescoberta da prática dos rituais e das danças tradicionais de sua etnia, tal como se verifica com a dança do Toré.
Atividades: Cursos de música, lutheiria e edução ambiental
Beneficiários diretos: 45 aprendizes indígenas
Período de vigência:
Área: Música e Educação Ambiental
Patrocínio: Criança Esperança e Unicef