O “PROGRAMA TAPERA DAS ARTES DE CULTURA – LIVRES TOQUES ” propõe o desenvolvimento e manutenção de um projeto pedagógico permanente gratuito na Instituição Tapera das Artes, com foco na Formação Cultural, Música & Luteria para alunos de escolas e universidades públicas, baseado em plano Bienal, com atividades permanentes, incluindo também vivências gratuitas, de estímulo a criatividade, inventividade, e educação ambiental através da arte, oficinas profissionalizantes de luteria, olaria, artes plásticas e música, espetáculos anuais interativos, registro videográfico e produção de catálogos.
A execução do projeto contempla atividades de Educação Coletiva de Música & Formação Cultural e Oficinas Profissionalizantes, beneficiando um total de 2.500 crianças, realizadas da seguinte forma:
a) no universo formativo permanente Educação Coletiva de Música & Formação Cultural, formação artística cultural para 1000 alunos, realizada nas dependências das escolas públicas;
b) nas vivências de sensibilização, interativas de estímulo a criatividade, inventividade, e educação ambiental através da arte, para 1400 crianças, nas dependências das escolas públicas, ou no Centro Cultural da Tapera das Artes.
Atividades de Luteria Experimental, Luteria Tradicional, Arqueteria, Olaria, Artes Plasticas, e Música para 100 alunos.
O espetáculo cênico musical, gratuito, com duração de 60 minutos, é fruto das atividades executadas nos ateliês profissionalizantes do programa, sendo a culminância dos processos criativos, prevendo a presença de público de 1.400 pessoas.
O vídeo institucional do projeto tem aproximadamente 5 minutos, com sumula de todas as atividades pedagógicas desenvolvidas durante a execução do projeto , e é disponibilizado gratuitamente na internet, em canal específico, para amplo acesso ao público em geral.
O projeto também prevê a produção de Vídeo aulas para edição de programa EAD das oficinas de luteria, possibilitando ampliação de acesso aos conteúdos.
Edição e impressão de 500 exemplares de catálogo com imagens de todas as ações constantes no objeto do projeto e depoimentos dos participantes, com as seguintes especificações:
Metodologia e Planejamento Pedagógico para as atividades permanentes do Plano Plurianual do “PROGRAMA TAPERA DAS ARTES DE CULTURA – LIVRES TOQUES“, com Canto Coral e práticas com instrumentos experimentais de sopros, cordas e percussão (Público de 1.000 crianças)
O programa oferece atividades pedagógicas dentro dos espaços das escolas publicas, tendo o Canto Coral como atividade preponderante, aliado ao uso de flauta doce, pífano, e percussão corporal.
Dirigido pela professora Patrícia Marin, o programa de musicalização nas Escolas Públicas, que chamamos de “Musicando com Crianças”, desenvolve processos de aprendizagem cognitiva através do canto aliado ao uso da flauta ou pífano, além da percussão corporal, influenciando na capacidade auditiva, de memorização e socialização das crianças, refletindo positivamente nos resultados escolares.
O canto em grupo favorece o espírito de cooperação e cordialidade, regulando os ritmos individuais, ensinando a esperar, a intervir oportunamente, a trabalhar o coletivo sem prejuízo da personalidade, equilibrando as diferenças e afastando os preconceitos, unindo esforços, interesses e iniciativas num objetivo comum, que é o cantar.
Considerado um dos pilares da arte musical do nordeste regional, o pífaro historicamente é um instrumento ancestral e colabora para preservação da cultura. É um instrumento leve e de fácil manuseio para as crianças, além de ter baixo custo, pois pode ser construído a partir de materiais recicláveis.
A prática com os instrumentos de percussão e a percussão corporal desperta o interesse das crianças pela relevância do ritmo, já que desde o ventre materno estamos em contato direto com batimentos cardíacos e posteriormente o próprio desenvolvimento da criança, ao sentar, andar, correr, saltar, bater palmas e percutir objetos.
Na escola, a experiência com essas três práticas tem tido excelentes resultados, pois proporciona um melhor desempenho na coordenação motora, na lateralidade, no tempo do tocar e de esperar.
Para o desenvolvimento do projeto, os ensaios acontecem duas vezes por semana, no contra turno dos alunos, com duração de 60 minutos, e ao final dos ensaios, tem roda de conversa, com expressão livre e espontânea. Um espaço verbal dos alunos, para a escuta de si e do outro.
Todo final de mês, acontece aula aberta, que chamamos de mostra de processos, para os colegas de outras turmas, podendo também convidar os pais dos alunos para apreciar o conteúdo trabalhado no mês. E pelo menos três (3) apresentações serão gravadas para serem verificadas posteriormente, as posturas musicais e corporais dos alunos.
O ensaio é dividido da seguinte forma: Aquecimento corporal e vocal (10’); Brincadeiras com músicas (15’); Ensaio de Repertório (20’); Desaquecimento (5’) e Roda de conversa (10’).
O repertório musical é único para todas as escolas, e todo o conteúdo pedagógico é feito sob orientação da coordenação pedagógica da Tapera das Artes, e a avaliação é feita de forma contínua, valorizando todo processo de desenvolvimento do aluno através da sua participação nos ensaios e nas apresentações públicas.
Quanto às Vivências de Sensibilização, essas ocorrem durante o ano, sob agendamento com a direção da Escola, através de apresentações artísticas e atividades lúdicas de interação, visando trazer para o ambiente escolar a ludicidade, criatividade e a sensibilização para a arte. O programa pedagógico do Plano Anual propõe que 1.400 alunos seja impactados com essas vivências ao longo de dois anos de execução do projeto.
SOBRE AS OFICINAS PROFISSIONALIZANTES
As oficinas oferecem vivências de 20hs semanais de capacitação profissionalizante para 50 adolescentes e jovens bolsistas por ano, em programa pedagógico que envolve estudos técnicos e práticos, em ateliers criativos de preparação para o mercado de trabalho, sendo eles:
*Luteria Experimental – Dividida em dois segmentos, luteria popular (5 bolsistas) e Luteria Inventiva (5 bolsistas), totalizando um publico beneficiado de 10 alunos, Fernando Sardo dirige esse ateliê, no desenvolvimento e utilização de diversas técnicas de criação de instrumentos musicais, utilizando materiais alternativos recicláveis, com objetivo de proporcionar estímulo a criatividade, com fundamentação teórica e prática para atuação como luthier no universo inventivo da luteria experimental, na construção de instrumentos musicais de sopros, cordas e percussão.
Ações pedagógicas de sensibilização nesse ateliê de luteria experimental propõe a ausculta musical do cenário existente no universo doméstico e da comunidade, com conteúdos teóricos e práticos, estimulando descobertas de novos materiais, agregando vivências transversais de pesquisas voltadas às matizes da cultura local, em diálogo com o universo da música e luteria experimental no mundo, trazendo a possibilidades criativas de infinitas possibilidades de criação, além de dialogar diretamente com o universo da sustentabilidade.
Endereço: Rua Antônio Gomes dos Santos, S/N, Centro, Aquiraz – CE
Como Chegar na Tapera das Artes
CEP: 61700-000
Telefone: +55 (85) 98921-0943
Email: [email protected]
CNPJ: 07.296.486/0001-04
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