Programa Tapera das Artes de Cultura encerra, suas atividades de 2022, com sucesso

Encerramento do Programa de Cultura com show do Danilo Caymmi

Aulas de música em escolas públicas de Aquiraz incentivam a arte e fortalecem a cidadania.

A iniciativa integra o Programa Tapera das Artes de Cultura – Um Toque de Classe, que leva vivências artísticas e pedagógicas para crianças e adolescentes do município: Dez escolas públicas de Aquiraz contam hoje em sua grade curricular com o projeto “Musicando com Crianças”, que oferta aulas presenciais de música dentro das instituições de ensino para 1.500 estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. Eles têm aulas de canto/coral, percussão corporal, flauta doce e pífanos, além de vivências com capoeira. 

O Programa Tapera das Artes de Cultura - Um Toque de Classe também oferece, no Centro Cultural da Tapera das Artes, vivências presenciais com instrumentos de cordas, sopros e percussão e acordeom/teclado para estudantes do 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental II no segmento chamado de “Pré-Orquestra”. O programa ainda oferta ações profissionalizantes na “Academia do Som” destinadas, principalmente, para estudantes do ensino médio. Ao todo, 1.500 alunos são beneficiados. 

O programa ainda contempla um espetáculo de encerramento com mostra dos processos educativos desenvolvidos nas oficinas formativas durante o ano nas escolas públicas, através da parceria entre a Tapera das Artes e a Prefeitura Municipal de Aquiraz, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Secretaria de Educação. “Mais do que despertar novos talentos, o objetivo é utilizar a música como ferramenta de cidadania, inclusão e empoderamento.

Uma proposta pedagógica que estimula a viagem para dentro de si, em conexão com o universo do outro e do lugar em que se vive. Os instrumentos são apenas um dos meios para abrir perspectivas de novos caminhos na forma de humanizar as escolas e de trazer para o ensino formal o aprendizado lúdico diário, sobre um novo olhar, com os olhos do coração. 

A tecnologia social utilizada, com metodologia inovadora, traz uma proposição pedagógica com afeto e atenção para o encantamento dos sentidos na formação, crescimento e desenvolvimento do indivíduo, a partir de uma educação coletiva de música e formação cultural, que estimula o processo de aprendizagem e comunicação da criança em seu tempo. “A ação tem como tema norteador o regionalismo musical na cultura cearense. O Projeto é trabalhado com o universo formativo das crianças por meio da música infantil, de cirandas, cantigas, ritmos e danças brasileiras” afirma o maestro Enio Antunes.

A Frezenius Kabi apresenta o Programa Tapera das Artes de Cultura - Um Toque de Classe com recursos viabilizados através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, que conta também com o patrocínio da Azul Linhas Aéreas, Terminal Portuário Cotegipe,  Usibras, Dakota Nordeste, Grupo Fan, Casas Freitas, Freitas Varejo, Grupo M. Dias Branco, Marquise, Ecofor, Grupo Roca,  Acal, Cerbras, Avine e apoio cultural da Enel, através da Lei Estadual de Incentivo para as ações visuais. 

 

Tapera das Artes

Centro Cultural e Teatro Escola Tapera das Artes

Endereço: Rua Antônio Gomes dos Santos, S/N, Centro, Aquiraz – CE

Como Chegar na Tapera das Artes

CEP: 61700-000

Telefone: +55 (85) 98921-0943

Email: [email protected]

CNPJ: 07.296.486/0001-04

© Copyright 2022 Tapera das Artes. Todos os Direitos Reservados.

Tapera das Artes

Centro Cultural e Teatro
Escola Tapera das Artes

Endereço: Rua Antônio Gomes dos Santos,

S/N, Centro, Aquiraz – CE

Como Chegar na Tapera das Artes

CEP: 61700-000

Telefone: +55 (85) 98921-0943

Email: [email protected]

CNPJ: 07.296.486/0001-04

© Copyright 2022 Tapera das Artes. Todos os Direitos Reservados.