A BrazilFoundation mobilizou recursos para a Tapera das Artes construir o primeiro negócio social de Aquiraz, inaugurado em 2019: o Serenata Café Bistrô, onde todo o lucro é direcionado para a manutenção pedagógica da instituição, além dos ateliês de luteria

A BrazilFoundation direciona recursos para ideias e ações que transformam o Brasil. Trabalhando com líderes locais, organizações e uma rede global de apoiadores para promover igualdade, justiça social e oportunidades econômicas para todos os brasileiros.

E, nesta quinta-feira (7), a presidente da BrazilFoundation, Rececca Tavares, visita a Tapera das Artes para conhecer as instalações do Centro Cultural, Teatro, Studio e Luteria da Tapera das Artes, além do Serenata Café Bistrô, onde terá oportunidade de degustar do cardápio, assim como experienciar a tessitura musical e artística dos ateliês formativos da instituição. Um toque suave de amor, ao acariciar pessoalmente as crianças beneficiadas com a parceria tão relevante da BrazilFoundation.

A Tapera das Artes é uma das instituições brasileiras que mantém parceria com a BrazilFoundation, na consolidação de projetos que impulsionam o eixo de desenvolvimento social e econômico, impactando pessoas e a economia criativa local.
Há cinco anos a BrazilFoudation vem investindo no segmento de negócio social da Tapera das Artes, de forma a possibilitar a sustentabilidade da instituição que sobrevive há mais de 20 anos basicamente com projetos de incentivos fiscais.
No caso a parceria com a BrazilFoundation foge desse nicho tradicional, e possibilita o aporte para investimentos em dois negócios sociais da Tapera das Artes: o Serenata Café Bistrô e a Luteria. Ambos com a missão de desenvolver a capacidade interna de alavancar recursos para sustentabilidade de sua principal missão, que é promover felicidade para crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social através de programas culturais.

O Serenata Café Bistrô, funcionando desde setembro de 2019, impulsiona capacitação, emprego e renda para jovens na área da gastronomia, ofertando um cardápio diferenciado, em bucólico espaço, com uma localização privilegiada no sitio histórico da primeira capital do Ceará, sendo hoje um charmoso lugar para encontros de família, amigos e difusão cultural, onde sempre acontecem saraus e uma programação diversificada, sempre pensando na fruição da arte através da música.
A Loja virtual da Luteria, ainda em processo de implantação, vai possibilitar a o acesso no mundo da música, de instrumentos musicais personalizado, artesanalmente fabricados no ateliê de luteria experimental e clássica da Tapera das Artes. Este projeto viabiliza a formação e desenvolvimento profissional de jovens luthiês, promovendo seus processos inventivos em canais globais, já que o mundo virtual permite isso.


SOBRE REBECCA TAVARES

Rebecca chegou à BrazilFoundation em agosto de 2019, depois de servir mais de dez anos nas Nações Unidas na Ásia e na América Latina. Sua carreira anterior em filantropia e desenvolvimento internacional abrange a Fundação Ford, a Fundação San Diego, a ACCION International e clientes, incluindo mais de uma dúzia de organizações, empresas e fundações internacionais, incluindo as Fundações MacArthur e Levi Strauss. Natural da Califórnia, Dr. Tavares formou-se na Universidade de Yale e possui doutorado em educação pela Universidade de Harvard. Ela ensinou e publicou amplamente sobre gênero na governança e desenvolvimento, justiça racial no Brasil e microfinanças na América Latina e no sul da Ásia. Em 2019, a Dra. Tavares recebeu o prêmio inaugural YaleWomen Impact Award.

SOBRE A TAPERA DAS ARTES

A música sempre foi a grande paixão de Ritelza Cabral, idealizadora da Associação Tapera das Artes. Em 1993, iniciou voluntariamente ateliês com 30 crianças e adolescentes oriundos de famílias de baixa renda do distrito de Tapera, no município de Aquiraz, ocupando as mangueiras de seu sítio. O trabalho logo criou corpo e em pouco tempo já existiam 60 crianças abrigadas nas sombras dos manguezais, e os sons dos pífaros repercutiam intensamente, encantando rendeiras, pescadores, agricultores e familiares dos pequeninos músicos.

O sucesso que o programa gerou na comunidade possibilitou em pouco tempo a sua expansão, propiciando nos anos seguintes a inclusão de novas ações educativas, com atividades voltadas para o desenvolvimento de diversas atividades artísticas. As mangueiras já não eram suficientes para abrigar os participantes e em 1996 os pequeninos estavam ocupando espaço apropriado na primeira sede da instituição. A partir daí foi possível a implantação de um programa pedagógico permanente, que gerou vários grupos musicais artísticos, dentre eles a Orquestra Bachiana Jovem de Aquiraz, criada com apoio do maestro João Carlos Martins, sob a regência do maestro Ênio Antunes. Outras conquistas merecem destaque: o Centro Cultural, parceria com a Fundação Vitae, e o Teatro Escola da Tapera das Artes, com recursos não reembolsáveis do BNDES; ambos oferecem ações formativas de relevância para a cultura no Estado do Ceará.

O compartilhamento é parte do DNA da Tapera das Artes, que desde sua fundação vem cumprindo um importante papel no seu território, município de Aquiraz, litoral leste do Ceará, propiciando a formação integral, desenvolvimento do potencial humano, suas competências e habilidades, e o enriquecimento cultural de crianças, adolescentes, jovens e seus familiares, moradores da região, com a oferta de vários projetos e programas que têm como eixo central a música, mas que trabalham a formação do ser para posturas cidadãs ao longo da vida.

 

 

blog

Tapera das Artes

Centro Cultural e Teatro Escola Tapera das Artes
Endereço: Rua Antônio Gomes dos Santos,
S/N, Centro, Aquiraz - CE
CEP:
61700-000
Telefone:
+55 (85) 98921-0943
Email: presidencia@taperadasartes.org.br

Contato

Entrada Invalida.

Entrada Invalida

Please tell us how big is your company.

Entrada Inválida

Verificação Entrada Inválida