about

Projeto DJOPOI, uma oferenda científica com foco na linguagem das artes da luteria tradicional: violino – viola – violoncelo e contrabaixo; arqueteria
de instrumento tradicional da família do violino, luteria de instrumento experimental; orquestra de cordas e solista, para formação
e engajamento de adolescentes e jovens no processo Cultura Profissional, na Educação Coletiva de Música”.
Maestro Ênio Antunes – Coordenador Cultural do Projeto DJOPOI.

 

Ritelza Cabral – Coordenadora Geral do Projeto DJOPOI

“É com grande alegria que a Tapera das Artes acolhe, em seu chão sagrado de Aquiraz-CE, o projeto DJOPOI, para o desenvolvimento das atividades pedagógicas nas linguagens de Luteria Tradicional, Arqueteria Tradicional para construção de arcos da família do violino / viola / violoncelo e contrabaixo; Luteria Experimental e estudos de Música Instrumental de Cordas.

A Tapera das Artes, é uma entidade referência no Estado do Ceará, criada em há 35 anos, que promove educação inclusiva através da arte, tendo a música como fio condutor para levar alegria a um público de 500 crianças e adolescentes, com direção artística e pedagógica do Maestro Ênio Antunes, nos ateliês permanentes de canto coral, acordeon, instrumentos de sopros, cordas e percussão, e processo criativo de iniciação musical com instrumental Orff.

A Instituição realiza também vivências criativas na Luteria Experimental, dirigidas por Fernando Sardo que, aliadas às práticas de leitura e brincadeiras na Casinha de luz, assinada por CaCau, integram o arsenal de atividades educativas lúdicas da Instituição.

Reconhecida nacionalmente e internacionalmente pelos projetos artísticos do seu Teatro Escola, que já levou ao público inúmeros espetáculos, dentre eles as séries do Projeto Encontro Mestre & Aprendiz, com ações agregadas de residências artísticas e workshops, com participação de Toquinho, Maestro Joao Carlos Martins, Francis Hime, Hermeto Pascoal, Badi Assad, Renato Borguetti, dentre tantos outros,beneficiando, cerca de 4.200 crianças, adolescentes e jovens de todo o estado do Ceará.

DJOPOI, é mais um desafio, que se inicia neste momento. 

Quero aqui, agradecer aos nossos patrocinadores ACAL, Dakota, Usibras, Fan e, em especial à FREZENIUS KABI , que assina apresentando o DJOPOI”, um projeto que abre caminhos para capacitação profissionalizante de 80 jovens artistas, no momento em que o país sofre com falta de emprego decorrente do desequilíbrio econômico. Caminhos de Luz no horizonte fértil para os que entendem que a arte dignifica, ressignifica, eleva a humanidade”.

 

Maestro Ênio Antunes – Diretor Artístico-Pedagógico

"Bem-vindo, todos aqueles que já estão em um nível evolutivo nos estudos de música em instrumento de cordas friccionadas: violino / viola / violoncelo / contrabaixo e querem fazer parte de uma orquestra de cordas de nível sensivelmente fora do comum. Para tanto você deve ter orientação de um professor, que possa recomendá-lo a se inscrever pleiteando vaga no Projeto DJOPOI, muito bem-vindo!

Se você, tem conhecimento de música, toca algum instrumento e se vê com alguma habilidade para o artesanato com foco no universo de instrumentos, experiências inventivas, experiências com algum processo na marcenaria, com potencial para criar algum instrumento de forma artesanal, e também, caso já tenha alguma experiência nesse universo, e de repente, se percebe motivado para vivenciar um aprendizado de técnicas avançadas com foco na construção de arcos e instrumentos de cordas de orquestra, de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, ou buscar algo experimental nesse universo inventivo, bem-vindo!

No período 08 a 25 de junho do corrente ano teremos inscrições abertas no site da Tapera das Artes, para os ateliês formativos com as linguagens da luteria e práticas coletivas com orquestra de cordas".



Nossos Ateliês e Mestres:


LUTERIA TRADICIONAL para construção de violino / viola / violoncelo / contrabaixo.

Mestre Saulo Dantas-Barreto

Estudou lutheria com os Mestres Giorgio Cè (luteria) e Piero Ferraroni (escultura), no Instituto Internacional de Luteria A. Stradivari de Cremona, em 1992. Vem desenvolvendo, desde então, um trabalho de qualidade reconhecido internacionalmente.

Na Europa (Itália e Espanha), onde viveu por doze anos, encontram-se alguns instrumentos de sua autoria, tais como: o “Quarteto da Rainha”, construído para a Casa Real Espanhola, que integra a coleção de instrumentos musicais do Palácio Real de Madri; a reprodução da “Arpa Stradivariana” (1681), para o Estado Italiano, em exposição permanente no Instituto de Luteria de Cremona; o “Quarteto Rio Branco” para a “Triennale di Cremona” (out/2000); o “Violino Cavalcabò”, para os Marqueses de Cremona.

É Mestre Lutiê pelo Instituto Internacional A. Stradivari de Cremona, Bacharel em Música pela UFPB e Mestre em Música pela Unicamp.

Atualmente trabalha em São Paulo (Brasil), dedicando-se à construção e à restauração de instrumentos.

 

ARQUETERIA TRADICIONAL para construção de arcos de violino / viola / violoncelo / contrabaixo.

Mestre Carlos José Brasil

Músico e luthiê, Carlos Brasil é natural de Brasília, iniciou seus estudos de violoncelo em 1982. Participou como aluno dos principais festivais de música do Brasil e também de encontros nacionais de violoncelistas na cidade do Rio de Janeiro. Como luthiê, inicialmente autodidata, construiu seu primeiro instrumento (violoncelo) em 1985, em 1991 participou do curso de restauração de instrumentos de corda com o professor alemão Friedmann Hellwig da Escola Superior de Colonia no Instituto Goethe de Curitiba.

Especializou-se em construção de arcos para violino, viola, cello e contrabaixo com os professores Mitsuo Sasano (França), Leandro Monbach (Curitiba), Eric Grandchamp (França).

Participou do primeiro Encontro Mundial de Construtores de Arco em 2001em Domingos Martins – ES.

Em 2005 fez estágio como archethiê no workshop “Water Violet Bows” de renome internacional, participou do workshop de restauração de violinos sob a orientação do mestre luthiê italiano Felipo Fasser.

 

LUTERIA EXPERIMENTAL para construção de instrumentos criados a partir de materiais orgânicos, com cabaças, recicláveis com: madeiras, metal; plástico; inventados e outros materiais da região local.

Mestre Fernando Sardo

Pesquisa e constrói instrumentos musicais de diversas culturas e épocas.

Integra em seu trabalho música, luteria e artes plásticas, e cria instrumentos musicais, de cordas, sopros e percussão, esculturas sonoras, instalações sonoras e parques sonoros.

Em sua pesquisa de Música e Lutheria Experimental, utiliza matérias-primas orgânicas como cabaça, bambu, madeira, pedra e argila, e materiais-primas sintéticas como metal,vidro, papel, borracha, plástico e sucata.

Utiliza seus instrumentos e esculturas sonoras em suas composições e trabalhos musicais.

Como artista e educador, ministra palestras, realiza exposições e desenvolve cursos de música e luteria experimental.

Criou diversos parques sonoros e instalações sonoras para espaços interativos pelo território nacional.

Em seu trabalho artístico e educativo, relaciona conteúdos e conceitos da arte com consciência ambiental.

 

Orquestra de Cordas: estudo das linguagens e técnicas de violino viola, violoncelo e contrabaixo com foco nas práticas coletivas da Música de Câmara: Quarteto & Quinteto de cordas, com interação de mestres de grande importância na formação musical no Brasil:
QuintetoCordas-Arte do Som:
Martin Tuksa - violino / Alessandro Borgomanero - violino / Emerson De Biaggi - viola / Raïff Dantas Barreto - violoncelo / Miguel Dombrowski - contrabaixo.
Cordas Ensemble-Tapera das Artes:
Nadilson Gama - violino / Rondinelly Bezerra - violoncelo.

Praticas coletivas com obras para Orquestra de Cordas e Solista, com a participação de quatro compositores brasileiros: o mineiro Edmundo Villani-Côrtes, o gaúcho Dimitri Cervo, o paulistano Fernando Morais radicado em Brasília-DF, e o pernambucano Beetholven Cunha, todos eles com obras especificamente inseridas no processo criativo do DJOPOI.

 

Saiba como se inscrever: Clique aqui e faça download do regulamento.

Download Partituras:
Dotzauer - Exercises for Violoncello Book I
Kayser 36 Studies Op.20 for - Violin
Mazas Op. 36 vol 1 - Violino
Saint Saens Camille l 039 Elephant
Viola - Mazas Op. 36 Studies - Book 1

 

CLIQUE AQUI E VEJA O RESULTADO DA 1ª CHAMADA DO PROJETO DJOPOI

IMPORTANTE! INFORMAÇÕES ADICIONAIS

 

CLIQUE AQUI E VEJA O RESULTADO DA 2ª CHAMADA DO PROJETO DJOPOI

 

LIVES DJOPOI

Uma série de Lives com Palestras na agenda cultural da 1ª semana do I Encontro formativo do Projeto DJOPOI.

Nossos Mestres da Luteria Saulo Dantas-Barreto, Carlos Brasil, Fernando Sardo e o Maestro Ênio Antunes vão realizar a partir do dia 2 ao dia 5, no Centro Cultural Tapera das Artes, em Aquiraz-CE, palestras formativas, com os alunos do Projeto DJOPOI, para aprofundar perspectivas e apreciação cultural, transmitidas ao público no insta da Tapera das Artes.

O despertar e descoberta das artes da luteria e arqueteria tradicional de instrumentos da família do violino: viola/violoncelo e contrabaixo; apreciação e percepção da música brasileira de concerto, na sonoridade da orquestra de cordas e o afeto entre os compositores e seus intérpretes; assim como, o olhar para a diversidade sonora da inventividade nas percepções contemporâneas na música experimental e os instrumentos que surgem para reverberá-la.

LOCAL:
Centro Cultural Tapera das Artes.
Rua Antônio Gomes dos Santos, s/n. Centro. Aquiraz-CE.
HORÁRIO: 17h30min
Insta Tapera das Artes
@taperadasartes_

Dia 2/ Setembro
LUTERIA TRADICIONAL
"O Violino brasileiro no Séc. XIX: revelando a tradição perdida no tempo".
Mestre SAULO DANTAS-BARRETO

Dia 3/ Setembro
PRÁTICAS COLETIVAS-Orquestra de Cordas
"Música Brasileira de Concerto para Orquestra de Cordas e Solista".
Maestro ÊNIO ANTUNES

Dia 4/ Setembro
ARQUETERIA TRADICIONAL (Arcos da família do violino/viola/violoncelo/contrabaixo).
"Arqueteria Brasileira: Um Panorama Histórico na Arte de Construir Arcos".
Mestre CARLOS BRASIL

Dia 5/ Setembro
LUTERIA EXPERIMENTAL
“Raizes do Contemporâneo: Música e Luteria Experimental"
Mestre FERNANDO SARDO

 

Inscrição DJOPOI

0/250

0/250

0/500

0/250

0/1500

Responda e grave, num arquivo em vídeo, as seguintes perguntas:
- Porque você quer se matricular no Projeto DJOPOI?
- Sua escolha é algo que você busca desde quando? Fale sobre esta escolha?
- O que espera desta experiência? 
O tamanho máximo do arquivo é 50mb (mp4, avi, wmv, mov, mkv, mpg, mpeg)
Anexos:
O tamanho máximo do arquivo é 25mb (pdf)
O tamanho máximo do arquivo é 25mb (pdf)
O tamanho máximo do arquivo é 25mb (pdf)
Como Aluno / Responsável legal do aluno, acima citado, autorizo o uso de imagem em todo e qualquer meio de veiculação.

blog

Tapera das Artes

Centro Cultural e Teatro Escola Tapera das Artes
Rua Antônio Gomes dos Santos, S/N | Centro, Aquiraz - CE
CEP:
61700-000
Telefone:
+55 (85) 3361-2704
Email: presidencia@taperadasartes.org.br

Contato

Entrada Invalida.

Entrada Invalida

Please tell us how big is your company.

Entrada Inválida