Aprendizes-Musicalizando lança a ação “Tambores na praça”

Aprendizes-Musicalizando lança a ação “Tambores na praça”

O projeto promove aulas gratuitas e abertas ao público sobre o ensino da música, a construção de instrumentos e canto, todas as às terças e quintas-feiras, das 17hs às 19hs, na Tapera das Artes, em Aquiraz

O projeto Aprendizes-Musicalizando, que tem como intuito democratizar o acesso a atividades culturais por meio da música, lançou neste mês de agosto a ação “Tambores na Praça”, que acontece gratuitamente às terças e quintas-feiras, das 17hs às 19hs, na Praça do Teatro Tapera das Artes, voltada para o público em geral, com classificação etária livre.

Com capacidade para atender 120 alunos, “Tambores na Praça” aborda o ensino de música, aprendizagem de construção de instrumentos musicais de sopros e percussão, e traz o canto com canções da raiz popular brasileira, trabalhando grande diversidade rítmica e a rica expressividade das origens de nosso povo. Todos os instrumentos musicais de percussão utilizados são confeccionados pelos alunos, como pífaros tambores, ganzá, chocalho e tambor de alfaia.

De acordo com o coordenador pedagógico do projeto, Fernando Sardo, a metodologia utilizada nas aulas tem como foco “o resgate cultural, o conhecimento de ritmos e canções da música de raiz da cultura brasileira”, além de “proporcionar uma consciência ambiental através da reutilização de materiais reciclados”.

Ritelza Cabral, presidente do Conselho Gestor da Tapera das Artes, comenta que o Atelier de Luteria da Tapera das Artes, já existe há 10 anos, e que tem peso significativo no Programa de Cultura da Instituição. Neste ano de 2022, a parceria com o projeto Aprendizes-Musicalizando veio fortalecer essas atividades permanentes da instituição, dando oportunidade de acesso, também, para as crianças e adolescentes das comunidades tradicionais locais.

Com início das atividades em abril deste ano, o projeto Aprendizes-Musicalizando, com produção executiva da Tapera das Artes, já completou uma carga horária total de 648 horas-aula no primeiro semestre, divididas em 72 horas mensais de atividades nas localidades de Iguape (Comunidade Indígena Jenipapo-Kanindé), Machuca (Escola Guilherme Janja) e Lagoa do Ramo - Serpa (Escola José Raimundo da Costa).

Incluindo a ação “Tambores na Praça”, ao todo, 350 crianças e adolescentes são contemplados pela iniciativa, que promove aulas de luteria, percussão e canto-coral.

Mais:

A edição de 2022 do Aprendizes-Musicalizando sucede cinco realizações prévias na cidade de São Paulo, chegando ao Ceará, no município de Aquiraz, com produção executiva da Tapera das Artes, promovendo inicialmente oficinas de formação musical para a comunidade do povo Jenipapo-Kanindé.

O projeto tem apresentação da Vestas e patrocínio do Carrefour e, ao todo, atingirá um público de 350 alunos entre crianças, jovens, adolescentes e adultos, com atividades até o mês de dezembro deste ano.

O Aprendizes-Musicalizando é uma realização do Ministério da Cidadania através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (8.313/91), com apresentação da Vestas, patrocínio do Grupo Carrefour Brasil, apoio cultural da Muda Cultural e da Tapera das Artes, gestão e produção da Rhadar Cultural.

Mais sobre o Aprendizes-Musicalizando

O Aprendizes-Musicalizando propõe a realização de um calendário anual com oficinas e atividades relacionadas à música instrumental e erudita, visando o desenvolvimento sociocultural da população por meio da economia criativa e da conscientização sobre a reutilização de materiais de descarte. Estão previstas atividades culturais durante o calendário de execução do projeto: workshops (oferecidos por músicos convidados sobre determinado tema dentro do universo musical), luteria (com exposição e atividades sobre construção artesanal de instrumentos), oficinas (oferecidas semanalmente, sendo abertas e livres a todos os matriculados no projeto), apresentação musical de encerramento e uma ação de contrapartida social. Todas as atividades do projeto são gratuitas e estarão abertas a toda população.

Sobre a Tapera das Artes

Completando em 2023 seus 40 anos de existência, a instituição Tapera das Artes é uma escola de vida, trazendo a música como ferramenta de cidadania e empoderamento de crianças e adolescentes. Oferece na sua grade curricular pedagógica 12 modalidades de ateliês de música, para público de 1.500 crianças em programa prioritariamente voltado para estudantes de escolas públicas, proveniente de famílias de baixa renda. A luteria experimental existe na Tapera das Artes há 10 anos, contemplando ateliers de cordas, sopros e percussão, na linha experimental, coordenada por Fernando Sardo, e na linha tradicional, coordenada por Saulo Dantas Barreto.

Sobre a Vestas

A Vestas é o parceiro global da indústria de energia em soluções de energia sustentável. A empresa projeta, fabrica, instala e faz a manutenção de turbinas eólicas onshore e offshore em todo o mundo e, com mais de 151 GW de turbinas eólicas em 86 países, instala mais energia eólica do que qualquer outra empresa. Por meio de recursos de dados inteligentes líderes do setor e mais de 129 GW de turbinas eólicas em serviço, utiliza dados para interpretar, prever e explorar recursos eólicos e fornecer as melhores soluções de energia eólica. Juntamente com os clientes, os mais de 29.000 funcionários da Vestas estão trazendo ao mundo soluções de energia sustentável para impulsionar um futuro brilhante.

Sobre o Grupo Carrefour Brasil

Há mais de 46 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder de mercado de distribuição de alimentos. A partir de uma plataforma omnicanal e multiformato, reúne operações de varejo e Cash & Carry, além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Atualmente, conta com os formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro e Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão (atacado e atacado de autosserviço), além de postos de combustíveis e drogarias. Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação já abrange 779 pontos de vendas. Com faturamento de R$ 81,2 bilhões em 2021 e mais de 100 mil colaboradores no Brasil, a empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera. A companhia se destaca ainda por ser uma das maiores empregadoras privadas do país e uma das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3). Além disso, tem focado em democratizar cada vez mais o acesso da população à alimentação saudável, promovendo o movimento Act For Food. No mundo, o Grupo Carrefour atua em mais de 30 países e, nos próximos anos, implementa estratégia prevista no plano Carrefour 2022, por meio da qual lidera intenso movimento de omnicanalidade, transformação digital e transição alimentar para que seus clientes consumam ainda melhor em qualquer lugar. Com mais de 320 mil colaboradores e 12 mil lojas espalhadas pela Europa, Ásia e América Latina, está presente na vida de mais de 105 milhões de clientes. Em 2021, a receita global da companhia totalizou € 81,2 bilhões.

Mais sobre a Muda Cultural: http://mudacultural.com.br/

Mais sobre a Rhadar Cultural: http://rhadarcultural.com.br/

Tapera das Artes

Centro Cultural e Teatro Escola Tapera das Artes

Endereço: Rua Antônio Gomes dos Santos, S/N, Centro, Aquiraz – CE

CEP: 61700-000

Telefone: +55 (85) 98921-0943

Email: [email protected]

CNPJ: 07.296.486/0001-04

© Copyright 2022 Tapera das Artes. Todos os Direitos Reservados.

Tapera das Artes

Centro Cultural e Teatro
Escola Tapera das Artes

Endereço: Rua Antônio Gomes dos Santos,

S/N, Centro, Aquiraz – CE

CEP: 61700-000

Telefone: +55 (85) 98921-0943

Email: [email protected]

CNPJ: 07.296.486/0001-04

© Copyright 2022 Tapera das Artes. Todos os Direitos Reservados.