Aprendizes Musicalizando (2022)

Visando a sustentabilidade socioambiental e econômica no seu entorno, a Vestas apoia projetos através de leis incentivos fiscais, como é caso do “Aprendizes-Musicalizando”, com realização de cinco edições na cidade de São Paulo, chegando ao Ceará através da parceria na correalização com a instituição Tapera das Artes, onde serão ministradas oficinas de formação musical para a comunidade do povo Jenipapo-kanindé.

A Rhadar Cultural, idealizadora e realizadora do Aprendizes-Musicando, firmou parceria para a produção local e co-realização com a Tapera das Artes considerando o fato de que a instituição é referência no Nordeste na execução de projetos socioculturais, onde há 40 anos trabalha a musicalização para crianças jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, além de atuar também nas comunidades Jenipapo-Kanindé e Quilombola da região.

Em 2016, a Tapera das Artes ganhou o prêmio “Criança Esperança”, através do Projeto Kuimbuka sob a coordenação do Mestre Fernando Sardo, que teve como objetivo estimular a criatividade dos curumins, crianças e adolescentes da etnia Jenipapo-Kanindé, por meio da construção de instrumentos artesanais, oficinas de musicalização, educação ambiental através da pesquisa da flora local e da utilização de materiais recicláveis na construção de instrumentos musicais, o que possibilitou também a abordagem de temas transversais relacionados com a memória da tribo, através das rodas de contos e histórias, e dos cânticos entoados pelo coral infantojuvenil que acompanha os rituais indígenas.

A etnia Jenipapo-Kanindé é originária dos povos Payaku, estão situados no município de Aquiraz (CE), nos arredores da Lagoa Encantada, onde vivem 130 famílias, totalizando 479 pessoas. Trata-se de um povo indígena urbanizado, mas que busca nas suas origens, a redescoberta da prática dos rituais e das danças tradicionais de sua etnia, tal como se verifica com a dança do Toré.

De acordo com o coordenador pedagógico do projeto, Fernando Sardo, a metodologia utilizada nas aulas tem como foco “o resgate cultural, o conhecimento de ritmos e canções da música de raiz da cultura brasileira”, além de “proporcionar uma consciência ambiental através da reutilização de materiais reciclados”.

Ritelza Cabral, presidente do Conselho Gestor da Tapera das Artes, comenta que o o Atelier de Luteria da Tapera das Artes, já existe há 10 anos, e que tem peso significativo no Programa de Cultura da Instituição. Neste ano de 2022, a parceria com projeto Aprendizez-Musicalizando veio fortalecer essas atividades permanentes da instituição, dando oportunidade de acesso, também para as crianças e adolescentes das comunidades tradicionais locais.

Ao final do projeto, será realizada uma apresentação musical de encerramento na qual os participantes do projeto se apresentarão para exibir e praticar os aprendizados conquistados através das diversas atividades do projeto.

O Aprendizes-Musicalizando é uma realização da Secretaria Especial de Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (8.313/91), com apresentação da Vestas, patrocínio do Carrefour, apoio cultural da Muda Cultural, gestão e produção da Rhadar Cultural e co-realização da Tapera das Artes , na produção cultural local.

Mais Projetos Executados

Tapera das Artes

Centro Cultural e Teatro Escola Tapera das Artes

Endereço: Rua Antônio Gomes dos Santos, S/N, Centro, Aquiraz – CE

Como Chegar na Tapera das Artes

CEP: 61700-000

Telefone: +55 (85) 98921-0943

Email: [email protected]

CNPJ: 07.296.486/0001-04

© Copyright 2022 Tapera das Artes. Todos os Direitos Reservados.

Tapera das Artes

Centro Cultural e Teatro
Escola Tapera das Artes

Endereço: Rua Antônio Gomes dos Santos,

S/N, Centro, Aquiraz – CE

Como Chegar na Tapera das Artes

CEP: 61700-000

Telefone: +55 (85) 98921-0943

Email: [email protected]

CNPJ: 07.296.486/0001-04

© Copyright 2022 Tapera das Artes. Todos os Direitos Reservados.