Seja Um Aluno

Música! Um ato de amor! Transforma, agrega e emociona pessoas. Você gostaria de fazer parte da Tapera das Artes? As inscrições são feitas virtualmente aqui no site. Confira a lista de ateliês disponíveis e fique atento aos períodos de inscrição porque as vagas são limitadas!

Venha ser aluno da Tapera das Artes.

Acordeon

i. Ateliê de Acordeon: experienciando um aprofundamento técnico do instrumento e profissional da música com o acordeon a fim de revelar os matizes da música do Sul e nordestinos, influencias e referências na música regional, popular e de concerto.

ii. Ateliê de Acordeon: trabalha as diversas técnicas do instrumento, cuidados e intenção musical formal, folclórica, regional e concertante revelando a música brasileira do Sul e Nordeste com ênfase em Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Adelson Viana, Toninho Ferragutti e Renato Borghetti importantes intérpretes da música, no uso do acordeon.

Canto Coral

i. Canto-coral: cantar construindo processos de descobertas musicais através do uso da voz. Compreender a fisiologia, extensão, timbre, frequência, muda de voz no processo do desenvolvimento da criança, músculo do corpo e áreas do corpo que se faz necessário uma consciência para o canto, a dicção, articulação do som na voz, impostação e projeção vocal, interlocução: voz falada e voz cantada, o processo de timbrar uma voz com outra voz, vozes no coral: uníssono e abertura de vozes em duas, três e quatro vozes a partir de uma forma musical, cantiga, cânone, ciranda, marcha, canção dentre outras possibilidades que se pode organizar no vocabulário da voz enquanto instrumento e repertório musical para o Canto, e Canto-coral;

Capoeira

i. Ateliê de Capoeira: trabalha o despertar da criança para a escuta e entendimento do próprio corpo, coordenação motora, ritmo e musicalidade do corpo na dança e na luta, o jogo e a roda de capoeira, seus diferentes toques, danças nas danças brasileiras do samba de roda, samba de tapa, puxada de rede, angola, e os cânticos que a representa, sua História no Brasil vindo do continente africano até a Prainha, em Aquiraz, e sua importância na cultura popular do Brasil.

ii. Ateliê de Capoeira: proporciona aprender a arte da capoeira como luta, dança e cultura brasileira, e sua relação musical no processo de formação cultural da criança. A roda e o jogo consolida o conceito da arte e disponibiliza a todos a oportunidade de experimentar o processo artístico na educação coletiva de música e formação cultural.

Instrumental Orff

i. Instrumental Orff: construir processos de entendimento do movimento do corpo através do uso das mãos empunhadas em baquetas de diferentes processos de uso para a produção de diferentes timbres e articulação, a fim de dominar pulso, ritmo, frase rítmica e melódica, revelando diferentes timbres, sendo eles: grave, médio-grave, médio, médio-agudo, agudo em instrumentos de pele, teclas de madeiras e ou, metal, com som de nota definida, afinada. Esta habilidade dá autonomia para a criança interagir com domínio técnico de cada instrumento, no universo musical da educação coletiva de música ouvindo a si mesmo, o outro, e proporcionando sua identidade agregada ao grupo. Além dos instrumentos de percussão, neste Instrumental há uma orquestra de flautas, que juntos produzem um ambiente fértil da música com diferentes vozes, timbres e frequência. Uma simbiose no processo de fazer a parte ser integrada ao todo, nos proporcionando uma polifonia de afetos e atenção para o encantamento dos sentidos, no fazer arte por meio da música, acessando cantigas folclóricas, infantis, rimos e danças brasileiras de vários seguimentos e manifestações da nossa cultura.

O Ateliê de Instrumental Orff trabalha o despertar da criança com foco nas possibilidades de escuta, coordenação motora das mãos e pés, perceber o movimento do corpo, pulso e ritmo, células curtas de rítmica e melodia, timbres, altura, intensidade, percussão e percepção harmônica com instrumentos da família dos xilofones e marimbas, flauta doce e da própria voz.

Sopro Madeiras

i. Ateliê de Instrumentos de sopro de Madeiras: o ateliê tem em sua proposta criativa a leitura musical na prática com o instrumento. A partir da música brasileira para os instrumentos de palhetas simples: clarineta e saxofone em sintonia com a flauta transversal, o diálogo com a música de períodos barroco, clássico, romântico e contemporâneo vivenciam a música folclórica, regional e do cancioneiro brasileiro impactando na formação musical dos alunos.

ii. Ateliê de Instrumentos de sopro de Madeiras: trabalha técnicas de linguagem para o domínio técnico da flauta transversal, clarinete e saxofone.

Sopro Metais

i. Ateliê de Instrumento de sopro de Metais: o ateliê de metais trabalha o aprendizado dos instrumentos com o uso do método Da Capo, de autoria do mestre Joel Barbosa. Leitura de notas, ritmo a música tradicional para metais com trompete, trompa, eufônio, trombone e tuba favorecendo um espectro sonoro amplo, dialogando com proposta aberta na diversidade musical oferecida aos seus alunos.

ii. Ateliê de Instrumentos de sopro de Metais: trabalha técnicas de linguagem para o domínio técnico do trompete, trompa, eufônio, trombone e tuba.

Pífaro

i. Pífaros: vivenciar uma sonoridade ancestral, mas que tem um legado significativo em Aquiraz. Os toques da música nordestina, do folclore a cultura popular, das melodias desafiadoras no cordel com os repentistas nordestinos.

ii. Ateliê de Pífaro: trabalha o despertar da criança com foco na escuta, coordenação motora, pulso e ritmo, timbres, altura, intensidade, flautas do regionalismo musical na cultura nordestina, materiais reciclados como, flautas de p.v.c, agrega instrumentos industrializados e dialoga com instrumentos regionais de percussão, como triângulo e zabumba.

Violão

i. Ateliê de Violão: no despertar para a música desde o período medieval aos dias de hoje caracterizando a música local, técnicas de habilidades do uso da mão direita no processo de produção do som e suas diversas articulações, o uso da mão esquerda para condução do baixo, ou da melodia, ou da construção de acordes em função da harmonia.

ii. Ateliê de violão: experienciando um aprofundamento técnico e profissional da música com o violão para a visitação das diversas formas musicais, música brasileira do choro, a canção, Bossa Nova, o Samba, assim como a música de concerto.

Violino

i. Violino: tem como foco o estudo técnico e musical que habilita os estudantes a dominarem a música desde o período barroco aos dias de hoje. Partindo do seu próprio universo histórico, uma pesquisa norteia a música brasileira compartilhado com a pedagogia criada também para o Programa, são utilizados métodos experimentados nas escolas americanas e europeias, método do Professor Nadilson Gama criado para o ensino coletivo de violino e viola e método Ênio Antunes criado para a educação coletiva de música com violino e viola.

Viola

i. Viola: tem como foco o estudo técnico e musical que habilita os estudantes a dominarem a música desde o período barroco aos dias de hoje. Partindo do seu próprio universo histórico, uma pesquisa norteia a música brasileira compartilhado com a pedagogia criada também para o Programa, são utilizados métodos experimentados nas escolas americanas e europeias, método do Professor Nadilson Gama criado para o ensino coletivo de violino e viola e método Ênio Antunes criado para a educação coletiva de música com violino e viola.

Violoncelo

i. Violoncelo: o foco dos estudos de violoncelo tem como base a escola italiana, francesa e brasileira.

Contrabaixo

i. Contrabaixo: têm como foco os estudos de contrabaixo no universo de pesquisa do Professor Francisco Daniel Vasconcelos compartilhado com a pedagogia criada para no Programa. Agrega a escola americana e italiana no processo formativo dos alunos.

Atelier de Pintura

Capacitação profissionalizante de artistas plásticos no desenvolvimento e utilização de diversas técnicas de pintura para customização de instrumentos musicais fabricados artesanalmente, confecção de cenário e adereços, com processos de pesquisa, moldagem, e incentivo a criação e fruição das expressões artísticas individuais de cada artesão.

Atelier de Fotografia e Vídeo

Curso prático, no desenvolvimento e utilização de diversas técnicas de iniciação no campo da fotografia e áudio visual.

Atelier de Artes Cênicas (40hs)

Vivências no desenvolvimento e utilização de técnicas para atuação teatral para identificação de jovens talentos e posterior migração para ateliers pedagógicos interativos de teatro, dança e música, , agregando ações de vivências transversais de processos voltados à produção cênica, concepção da cena, difusão, formação, pesquisa, intercâmbio e fruição das expressões artísticas, culminando com montagem de espetáculo.

Atelier Luteria Experimental

O Curso Capacitação profissionalizante de jovens no desenvolvimento e utilização de diversas técnicas de criação de instrumentos de sopros, cordas e percussão, utilizando materiais recicláveis.

Atelier Piano / Teclado

O método é escrito para que o ensino dos intrumentos de tecla proporcione ao aprendiz a capacidade de tocar em conjuto, além de garantir que possa ter um avanço individual como solista. O atelié de teclado / piano abrange tanto música popular, quanto música erudita. Sempre levando em consideração as possibilidades de formação musical que o instrumentista possa encontrar.

Tapera das Artes

Centro Cultural e Teatro Escola Tapera das Artes

Endereço: Rua Antônio Gomes dos Santos, S/N, Centro, Aquiraz – CE

CEP: 61700-000

Telefone: +55 (85) 98921-0943

Email: [email protected]

CNPJ: 07.296.486/0001-04

© Copyright 2022 Tapera das Artes. Todos os Direitos Reservados.

Tapera das Artes

Centro Cultural e Teatro
Escola Tapera das Artes

Endereço: Rua Antônio Gomes dos Santos,

S/N, Centro, Aquiraz – CE

CEP: 61700-000

Telefone: +55 (85) 98921-0943

Email: [email protected]

CNPJ: 07.296.486/0001-04

© Copyright 2022 Tapera das Artes. Todos os Direitos Reservados.