A VOZ DO OLHAR foi um projeto de Artes Integradas, que apresentou diversas formas de ver e estimular o olhar. Trouxe, em seu teor de atividades lúdicas, a magia de inúmeras possibilidades de transformar objetos, transformando vidas.

Inspirado no trabalho artístico-pedagógico desenvolvido ao longo de 10 anos por Fernando Sardo no núcleo de Luteria da Instituição Tapera das Artes, em Aquiraz–CE, o projeto concretizou a possibilidade de abrir canais de diálogos artísticos e disseminar sua metodologia pedagógica. No desenvolvimento de ações educativas para alunos e professores de escolas públicas e entidades sem fins lucrativos, as linguagens de Luteria Experimental e Tradicional, Arqueteria, Música, Artes Cênicas, Artes Plásticas e Audiovisual (fotografia, áudio e vídeo, iluminação) convergiram para descobertas de potenciais capazes de mudar, impulsionar caminhos e, com liberdade, criar.

Objetivo Geral

O projeto contribuiu gratuitamente para a formação e o estímulo à expressão cultural de 2.600 alunos e educadores de escolas públicas e entidades sem fins lucrativos. Trabalhou com as linguagens de Música Instrumental, Luteria Experimental e Tradicional, Arqueteria, Artes Cênicas, Artes Plásticas e Audiovisual, impulsionando diretamente a preparação e o aperfeiçoamento desses recursos humanos para a produção e a difusão cultural. Além disso, impactou mais 4.000 pessoas com os produtos secundários do projeto, como catálogos, vídeos institucionais e espetáculos.

Produtos Ofertados

1. Oficinas de Estímulo à Sensibilização, Criatividade e Expressão Cultural Gratuítas

Foram realizadas 80 oficinas de 20 horas cada, com conteúdo programático distribuído em 16 módulos, totalizando uma carga horária de 1 hora semanal por módulo, ao longo de 4 meses. O processo foi complementado por vivências interativas de 4 horas. As oficinas, voltadas às linguagens de música instrumental e luteria experimental, atenderam a um público de 2.000 crianças.

2. Oficinas Formativas Profissionalizantes Gratuitas

Sete oficinas formativas de capacitação profissional foram realizadas, nas linguagens de música instrumental/práticas de conjunto, luteria experimental, luteria tradicional, arqueteria, artes cênicas, artes plásticas e audiovisual. Com caráter de continuidade, cada oficina teve carga horária total de 240 horas, distribuídas em 6 módulos, com 4 horas de atividades semanais em encontros realizados duas vezes por semana, acrescidas de vivências interativas mensais, totalizando 40 horas de atividades em cada um dos 7 ateliês formativos. Essas oficinas atenderam a um público de 600 adolescentes e jovens.

3. Catálogo

Foram produzidos 1.000 exemplares de um catálogo institucional do projeto, com audiodescrição, para distribuição gratuita em espaços culturais públicos e escolas.

4. Video Institucional

Foi produzido um vídeo institucional do projeto, contendo os conteúdos das atividades presenciais realizadas nas oficinas educativas e nos espetáculos artísticos. O vídeo foi disponibilizado gratuitamente nas redes sociais, com tradução em libras, para garantir pleno acesso ao público das ações realizadas e dos impactos gerados.

5. Espetáculos

O projeto produziu um espetáculo cênico-musical e realizou 8 apresentações gratuitas, alcançando um público mínimo estimado em 4.000 pessoas.

6. Contrapartida Social

O projeto realizou 8 palestras de 2 horas, acompanhadas por Mostras de Processos Artísticos gratuitas, em espaços de escolas públicas, beneficiando um universo de no mínimo 4.000 alunos e seus educadores. Essa iniciativa promoveu o estímulo à formação de plateia e à fruição cultural.

Público Total Beneficiado
O projeto beneficiou um total de 10.600 pessoas, sendo 6.600 nas ações diretamente relacionadas aos produtos gerados e 4.000 nas ações de contrapartida.

Público Total Beneficiado

O projeto beneficiou um total de 10.600 pessoas, sendo 6.600 nas ações diretamente relacionadas aos produtos gerados e 4.000 nas ações de contrapartida.

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