A Tapera das Artes está com uma novidade imperdível para os amantes do cinema: o seu Cineclube, que estará em cartaz até o dia 23 de agosto!

WhatsApp Image 2024-08-05 at 15.57.56

Além da sede da Tapera das Artes, em Aquiraz, as sessões gratuitas de cinema estão acontecendo na Prainha, Iguape e na Escola Indígena Jenipapo-Kanindé, sempre às 18h.

A programação de estreia do Cineclube apresenta o filme “Nise: O Coração da Loucura”, dirigido por Roberto Berliner e lançado em 2016. Este longa-metragem nacional conta a história da renomada psiquiatra Nise da Silveira, vivida pela talentosa atriz Glória Pires.

O Cineclube tem como objetivo facilitar o acesso à cultura, incentivar o debate e a reflexão através da exibição de filmes de qualidade, além de promover a interação entre os participantes. Após cada sessão, haverá um bate-papo enriquecedor sobre o filme exibido. “Queremos ampliar o repertório cultural da comunidade de Aquiraz, berço da Tapera das Artes, e proporcionar acesso a obras audiovisuais que não são comumente disponíveis à população”, explica Ritelza Cabral, fundadora e presidente do Conselho Gestor da Tapera das Artes.

Essa iniciativa valoriza o trabalho no campo das Artes Visuais já desenvolvido na Tapera das Artes, em Aquiraz, e como contrapartida, oferece exibições em outros distritos. Através do Cineclube, pretendemos construir comunidades de cinéfilos em Aquiraz, criando um ambiente propício ao debate, troca de ideias e experiências, e uma apreciação mais profunda da temática cinematográfica. Isso proporcionará experiências cinematográficas mais amplas e enriquecedoras para o público.

Para enriquecer ainda mais a experiência, serão disponibilizados arquivos online relacionados ao filme exibido, incluindo sinopse, histórico do diretor e dos atores principais, localização geográfica e histórica, imagens fotográficas, entre outras informações relevantes.

O Cineclube Tapera das Artes conta com o apoio e parceria de importantes instituições como Caminhos Junguianos, Cátedra Nise da Silveira e Museu do Inconsciente. Este projeto também é patrocinado pela Lei Paulo Gustavo, por meio do Ministério da Cultura.