O projeto apresenta série de oficinas pedagógicas para estudos e pesquisa da música instrumental contemplando repertório autoral de grandes compositores brasileiros, na formação de duas Orquestras de Cordas e Solista, trazendo também a arte da luteria em atelier para capacitação profissional de altíssimo nível técnico, no processo criativo e construtivo do Instrumento Tradicional de cordas friccionadas e do Arco Artesanal Tradicional, finalizando com realização de concerto, gravação de CD/DVD e publicação de book do projeto.

DJOPOI também possibilita intercâmbio cultural entre jovens estudantes do Ceará, da Capital de São Paulo, e Rio de Janeiro, dentro de uma dinâmica interativa, dirigida artisticamente pelo Maestro Ênio Antunes, contemplando estudos da música instrumental na formação de Orquestra de Cordas e Solista, desenvolvendo pesquisa norteadora sobre a música brasileira de concerto, e apropriando-se da produção intelectual do conjunto de obras de compositores brasileiros, culminando em concerto no Teatro José de Alencar em Fortaleza, Teatro Municipal de São Paulo e do Rio de Janeiro.

O projeto Encontro Mestre & Aprendiz por três edições é uma realização do Centro de Pesquisa e Difusão a Arte- Imaginário em parceria com a Tapera das Artes. Propõe diálogos abertos com excelentes mestres da música e da luteria brasileira.

A cidade de Aquiraz recebe, pelo projeto, uma série de concertos de música de câmara, com ações mensais no Teatro da Tapera das Artes, proporcionando a formação de plateia e o aprimoramento da ausculta musical do público presente. Além dos concertos, o projeto realiza encontros artísticos pedagógicos dos mestres brasileiros envolvendo 4200 crianças, adolescentes e jovens de vários municípios do Estado do Ceará, proporcionando vivências com a música de concerto, em dialogo com o regionalismo musical expressada na cultura cearense.

“Ícones“ é um projeto promovido pelo Centro de Pesquisa e Difusão da Arte – Imaginário, em parceria com a Tapera das Artes que viabilizou a implantação de um Parque Sonoro e diversas oficinas criativas de luteria experimental. A Tapera das Artes recebe nos jardins do entorno do seu Centro Cultural, o primeiro “Parque Ambiental Sonoro” do nordeste – espaço atrativo de lazer, educação ambiental e cultura.

Sob a direção artística do músico e luthier Fernando Sardo, compõem o espaço conjuntos de obras plásticas, mosaicos, pinturas de arte urbana, esculturas, brinquedos e instalações sonoras, além de oficinas experimentais para criação de instrumentos musicais exóticos, criados originalmente para o projeto com elementos da natureza cearense e de objetos de refugos reciclados, que integram a música, a luteria, artes plásticas e as ciências ambientais, nas vivências promovidas nos ateliers do projeto.

O projeto Kuimbuka tem por objetivo estimular a criatividade dos curumins, crianças e adolescentes da etnia Jenipapo-Kanindé, por meio da construção de instrumentos artesanais, oficinas de musicalização, educação ambiental através da pesquisa da flora local e da utilização de materiais recicláveis na construção de instrumentos musicais, possibilitando também a abordagem de temas transversais relacionados com a memória da tribo, através das rodas de contos e histórias, e dos cânticos entoados pelo coral infantojuvenil que acompanha os rituais indígenas realizados pelo projeto.

O projeto prevê a participação de 45 aprendizes indígenas da Escola Indígena Jenipapo-kanindé, que interagem com 45 crianças não indígenas de diversas escolas da cidade de Aquiraz, crianças essas que estudam a história dos “Cabeludos da Encantada”, e vivenciam seus hábitos e rituais através da música. Trocas de saberes e sabores, que possibilitam harmonizar as diferenças, eternizar o afeto mútuo, e cultivar o respeito.

O processo de construção dos grupos artísticos no Programa Tapera das Artes de Cultura, “Um Toque de Classe”, norteia a Música das Culturas Regionais no Ceará. A imersão dos conceitos metodológicos transversais e qualitativos sugeridos pelo maestro Ênio Antunes, vai ao encontro do resgate dessa cultura forte e expressiva, existente no entorno da Tapera: na retina da história alcançando ancestrais indígenas, negros e portugueses.

Nessa ação, nossas crianças e jovens, vivenciam sons que reverberam e se manifestam de várias formas, acessando habilidades cognitivas que corroboraram para o domínio de novas linguagens sonoras, que podem ressignificar valores culturais nas matizes de nossos ancestrais, mesmo sendo uma cantiga de roda, de ninar, indígena, folclórica, popular, de trabalho ou de concerto.

O projeto já acontece desde 1993 na Europa, tendo como fundador o saudoso escritor português José Saramago, hoje representado por sua esposa Pilar e também pelo prêmio Nobel, Dario Fu, presidente honorário da Rede 7Sois 7Luas. Ampliando uma relação de intercâmbio e difusão da arte na Rede Internacional Cultural composta por 40 cidades de 11 países, o festival acontece em Aquiraz desde 2009.

Visando o desenvolvimento sociocultural, o acesso ao conhecimento estético e a exportação de produtos culturais, o Festival Sete Sóis Sete Luas apresenta uma programação voltada para as artes visuais e espetáculos de música instrumental de raiz. Apresenta ainda, o Eclipse Criativo com ateliers de formação em artes visuais, música e gastronomia para jovens oriundos de vários projetos sociais do Estado do Ceará.

Formada por crianças e adolescentes em sua maioria, moradores do distrito de Tapera, município de Aquiraz, a Orquestra de Cordas iniciou suas atividades com o apoio do Maestro João Carlos Martins, integrando o rol de Orquestras Jovens que o grande Mestre estimula coexistir em todo o país. Referencial instrumental da vida cultural em Aquiraz e entorno, a Camerata Tapera das Artes desenvolve ações formativas de público, potencializando uma vida musical rica no distrito e Tapera e Aquiraz, com uma programação mensal local, significativa na vida desse novo público, com a Série Tapera Musical.

blog

Tapera das Artes

Centro Cultural e Teatro Escola Tapera das Artes
Rua Antônio Gomes dos Santos, S/N | Aquiraz - CE
CEP:
61700-000
Telefone:
+55 (85) 3361-2704
Email: presidencia@taperadasartes.org.br

Sede Tapera das Artes
Rua Raimundo Lopes de Queiroz, S/N | Aquiraz - CE
Email: presidencia@taperadasartes.org.br

Contato

Entrada Invalida.

Entrada Invalida

Please tell us how big is your company.

Entrada Inválida