O artista Fernando França expõe suas obras em três cidades da Europa

O artista Fernando França expõe suas obras em três cidades da Europa

Alentejo, Ponte de Sor e Toscana, são as cidades de Portugal e Itália por onde Fernando França percorrerá com a exposição “Encantes Amazônicos”. 

A Rede Internacional do Festival Sete Sois Sete Luas, escolheu o artista acreano erradicado no Ceará, Fernando França, para expor seu trabalho em três cidades na Europa com todos os custos pagos pela rede.

 

Fernando irá realizar uma residência artística para estudantes e uma exposição individual no Centrum Sete Sóis Sete Luas de Ponte de Sor (Alentejo, Portugal),  de 30 de Abril a 7 de Maio de 2018. A abertura oficial da exposição é dia 05/05, permanecendo em cartaz para visitação até 26/05.

Estão previstas outras duas mostras nos Centruns de Montargil (Ponte de Sor, Portugal), dia 02/06 até 30/06  e Pontedera (Toscana, Itália), de 14/07 a 13/10. 

Uma obra de Fernando França será doada e ficará permanentemente em um dos Centruns. E, visando o empreendedorismo e fomento das articulações dos artistas, a rede SSSL permite que toda a verba arrecada com a venda das obras sejam direcionadas integralmente para os mesmos.

Completando 10 anos no Brasil,  representado pela embaixadora Ritelza Cabral, o Festival Internacional Sete Sóis Sete Luas tem promovido o intercâmbio cultural de artistas brasileiros em uma rede cultural luso mediterrânea composta por 40 cidades de 11 países.

 

Sobre as obras

Inspirada na mitologia amazônica, o artista acreano e que adotou o Ceará como terra Natal, Fernando França leva para a Europa a exposição “Encantes Amazônicos”.  A mostra reúne 19 obras que discorrem sobre as reminiscências da infância e adolescência do artista, nascido no

extremo oeste da Amazônia brasileira, em Rio Branco, estado do Acre.  “Eu sempre tive uma grande vontade de explorar as histórias que escutava dos povos da floresta. Tomei conhecimento de muitas delas através de minha avó, que viveu nas matas de Xapuri e conheceu de perto esses “Encantes”.  Explica França, pela motivação do trabalho.





O Artista

Fernando França é desenhista, pintor e mestre em literatura pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Iniciou-se nas artes ainda na infância e profissionalizou-se após sua mudança para Fortaleza, no início dos anos 80. Apresentou suas obras em diversas exposições coletivas e individuais no Brasil, Alemanha, França, Portugal, Itália e Cabo Verde.

 

Histórico do Festival no Ceará 

O projeto resulta, artisticamente, na troca de saberes e conhecimento estético, na democratização do acesso às diferentes camadas da população; na difusão da cultura de diferentes povos e regiões, na fruição entre artistas e plateia, além de proporcionar para as crianças e adolescentes de projetos sociais convidados Oficinas Formativas Internacionais de Música e Artes Plásticas, o que é chamado de Eclipse Criativo, proporcionando aos alunos de música o acesso às diversidades culturais.
A permanência do Estado do Ceará nessa Rede de Festivais, promovido pelo Centro de Pesquisa e Difusão da Arte – Imaginário, em parceria com a Tapera das Artes, estabelece significativos avanços no diálogo internacional para nosso país, através da difusão e promoção do Ceará em outros países, expõe e deflagra uma total sintonia e abertura para investimentos na área Cultural.

Em cada ano, a realização do Festival no Ceará, materializou o sentido de “pertencimento” da comunidade e o valor representativo do Ceará em escala nacional e internacional. Foram ações contínuas planejadas para benefício da cidade, em conexão com as diretrizes universais, que fazem desse intercâmbio um fortalecimento de identidades e propagação de ações culturais com grande participação de todos.

Vários artistas plásticos cearenses como Vando Figueiredo, Zé de Olavo, Marjorie e Carlos Macedo, Weaver Lima, Claudio Cesar, Sergio Heller, vivenciaram novos mercados culturais e exportaram seus trabalhos para outros países em virtude da Rede Sete Sóis Sete Luas. Neste ano de 2017 Lorena Nunes também foi convidada a participar artisticamente nos palcos internacionais do Festival.

 

Assessoria de Imprensa

Gigi Borges

(85) 99151.6265 l 99809.3000 (WhatsApp) – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Fátima Silva

(85) 99125.6209 l 99788.3672 (WhatsApp) – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter e receba em primeira mão todas as novidades da Tapera das Artes em primeira mão comodamente no seu e-mail.

Endereço Sede Tapera das Artes e Escola de Musica

Rua Raimundo Lopes de Queiroz, S/N | Aquiraz - CE
Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Endereço Centro Cultural / Teatro / Escola de Audiovisual / Luthieria

Rua Antônio Gomes dos Santos, S/N | Aquiraz - CE
CEP: 61700-000
Fone / Fax: +55 (085) 3361.2704

 
Copyright© Tapera das Artes 2015. Todos os Direitos Reservados.