Francis Hime traz “Música & Poesia” em concerto no Teatro Tapera das Artes no sábado (16)

Francis Hime traz “Música & Poesia” em concerto no Teatro Tapera das Artes no sábado (16)

Além do show, o maestro irá compartilhar conhecimento com aprendizes da Tapera das Artes e outras instituições da Plataforma Sinfonia do Amanhã, no dia 17, através de aulas, palestras e oficinas   

Tom Jobim é um piano, Caymmi um violão, Vinicius, uma caneta, Noel, um terno branco. Por analogia, Francis Hime é uma orquestra. E uma orquestra sinfônica. Conhecido como um dos mais talentosos compositores do Brasil, Francis Hime realiza o concerto “Música & Poesia” no próximo sábado (16), às 19h, no Teatro Tapera das Artes dentro da programação da série de concertos do  Encontro Mestre & Aprendiz, realizado pelo  Centro de Pesquisa e Difusão da Arte-Imaginário, em parceria com a Tapera das Artes, com patrocínio da Nacional Gás, Indaiá, Sistema Verdes Mares, Usibras, Grupo FAN, M Dias Branco, Banco do Nordeste, Cagece e Acal. Para a apresentação será respeitada a capacidade máxima de 350 pessoas no teatro, onde serão distribuídos ingressos 1 hora antes do evento. A entrada é gratuita.

Esta é a segunda edição do projeto Mestre & Aprendiz que já trouxe para o diálogo neste palco sagrado nomes como Hermeto Pascoal, Fábio Pascoal e Toninho Ferragutti, Duo Siqueira Lima, dentre tantos outros grandes mestres da música instrumental brasileira, sob a direção artística, musical e pedagógica do Maestro Ênio Antunes.

 

Sobre Francis Hime

Francis Hime assumiu o papel de um dos principais protagonistas da música popular brasileira a partir da primeira metade dos anos 60. Especialmente dotado por uma versatilidade em compor sobre vários ritmos brasileiros, escrevendo sambas, frevos, modinhas, calangos, choros, etc., Francis conta com um eclético e talentoso grupo de parceiros para suas canções, tais como: Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Ruy Guerra, Geraldo Carneiro, Milton Nascimento, Olivia Hime, Gilberto Gil, Paulo César Pinheiro, Cacaso, Capinam, Adriana Calcanhoto, Paulinho da Viola, Lenine, Joyce, Moraes Moreira, Georges Moustaki, Livingston & Evans, Sergio Bardotti, entre outros.

A partir dos anos 80, Francis começou também a escrever peças eruditas. Em 2000, compôs a Sinfonia de Rio do Janeiro de São Sebastião, com estreia no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, tendo como solistas Lenine, Leila Pinheiro, Olivia Hime, Zé Renato e Sérgio Santos, com Francis regendo a orquestra sinfônica. O compositor regeu esta sinfonia ainda em duas outras ocasiões: em 2002, na Praia de Copacabana, para um público de mais de 20.000 pessoas, e na UNESCO, em Paris, encerrando as festividades do ano França-Brasil de 2005. Já em 2008, Francis concluiu também a partitura da “Ópera do Futebol”, ópera em 4 atos, com “libretto” de Silvana Gontijo, ainda inédita. 

No campo da música popular, em 2014, Francis lançou pelo selo SESC o CD “Navega Ilumina” em comemoração aos seus cinquenta anos de carreira. Trata-se de um CD de músicas inéditas em parceria com Geraldo Carneiro, Olivia Hime, Thiago Amud,  Joana Hime, e uma letra antiga e inédita de Vinicius de Moraes que Francis achou em seus guardados, “Maria da Luz”. Em 2015, lançou pela gravadora Biscoito Fino o CD e DVD “Francis Hime 50 Anos de Música”, em comemoração aos seus 50 anos de carreira. 

 

Associação Tapera das Artes

A Tapera das Artes surgiu em 06 de junho de 1983, com a finalidade de prestar serviços dedicados a terceira idade. Em 1996 direcionou suas atividades para projetos culturais voltados ao desenvolvimento social de crianças, adolescentes e jovens oriundos de famílias de baixa renda, através de programas específicos de Educação para a Arte. Em 1998, centrou suas ações no ensino de pífano para um grupo inicial de crianças e adolescentes, em sua maioria filhos de comerciantes, caseiros, pescadores e rendeiras domiciliados nas adjacências do distrito de Tapera, em Aquiraz. O sucesso que o programa gerou na comunidade possibilitou em pouco tempo a sua expansão, propiciando nos anos seguintes a inclusão de novas ações educativas, e a cada ano se percebe maior maturidade e aprofundamento das ações pedagógicas, cujo impacto na vida dos aprendizes pode ser mensurado através de mecanismos de avaliação constante. Com grande capilaridade e relações institucionais de profundo respeito no meio artístico cultural cearense, a repercussão do trabalho desempenhado pela instituição hoje rompe as fronteiras do nosso Estado, trazendo ao seu palco o diálogo artístico com grandes mestres brasileiros e internacionais.

 

Serviço

Encontro Mestre & Aprendiz apresenta Francis Hime, com concerto “Música & Poesia”

Quando: 16/09 (sábado), às 19h

Local: Teatro Tapera das Artes (Rua Antônio Gomes dos Santos, S/N – Centro, Aquiraz / Ao lado do Parque Ecoeducativo Engenhoca)

Informações: (85) 3361-2704 / 987548496

ACESSO GRATUITO 

Será respeitada a capacidade máxima de 350 pessoas no teatro, onde serão distribuídos ingressos 1 hora antes do evento.

 

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter e receba em primeira mão todas as novidades da Tapera das Artes em primeira mão comodamente no seu e-mail.

Endereço Sede Tapera das Artes e Escola de Musica

Rua Raimundo Lopes de Queiroz, S/N | Aquiraz - CE
Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Endereço Centro Cultural / Teatro / Escola de Audiovisual / Luthieria

Rua Antônio Gomes dos Santos, S/N | Aquiraz - CE
CEP: 61700-000
Fone / Fax: +55 (085) 3361.2704

 
Copyright© Tapera das Artes 2015. Todos os Direitos Reservados.