Lutheria Cata-vento se apresenta no “Aquiraz de todas as tradições” evento da Secretaria de Cultura de Aquiraz

Lutheria Cata-vento se apresenta no “Aquiraz de todas as tradições” evento da Secretaria de Cultura de Aquiraz

No último sábado (05), a Lutheria Cata-vendo se apresentou no “Aquiraz de todas as tradições - Festejos do sertão ao mar”, evento realizado pela Secretaria de Cultura de Aquiraz.

O grupo, usa de uma grande variedade de linguagens, flutuando entre o experimentalismo de John Cage à ancestralidade folclórica dos Irmãos Aniceto e peças autorais. A apresentação contou com a participação do músico e pesquisador da cultura cabaçal, Edson Silva (Ocara, Ceará). Segundo o multi instrumentista Joel Rocha, a experiência foi surpreendente. “O nosso som não é algo comum na cidade e isso sempre nos deixa um pouco receosos, mas dessa vez foi único. Senti uma aceitação muito forte da platéia, um feedback positivo! Foi de longe a nossa melhor apresentação”, disse o músico sobre o espetáculo.

 

Além da Cata-vento, os músicos portugueses Fernando Meireles e Fernando Júnior fizeram uma participação especial no evento e tocaram algumas música regionais da Europa. Os dois, que fizeram um intercâmbio cultural na Tapera das Artes durante um mês, foram convidados para fechar a apresentação da Lutheria.



 Sobre a Lutheria Cata-vento

A Luthieria Catavento, coordenada pelo músico e luthier Fernando Sardo e supervisionada por José Diniz, é um dos grupos de referência da Tapera das Artes, de Aquiraz.

 

Formado pelos monitores Joel Rocha, Alexandro Freitas e Alian Minerva, o grupo se destaca pela forma em que constrói seus instrumentos e pelos materiais utilizados como cabaça, madeira, pvc, entre outros materiais recicláveis ou colhidos da flora cearense. Os sons extraídos desses instrumentos são exóticos e encantadores!

 

A iniciativa faz parte do projeto de sustentabilidade ÍCONES, que conta com a parceria da ACAL, M Dias Branco, Grupo FAN, e Rocca, que utiliza a arte como ferramenta para trabalhar ações ambientais. Sua personalidade musical vem sendo construída a cada instante de convívio criativo do grupo, sempre de forma compartilhada e despretensiosa, buscando valorizar o potencial de cada integrante.

 

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter e receba em primeira mão todas as novidades da Tapera das Artes em primeira mão comodamente no seu e-mail.

Endereço Sede Tapera das Artes e Escola de Musica

Rua Raimundo Lopes de Queiroz, S/N | Aquiraz - CE
Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Endereço Centro Cultural / Teatro / Escola de Audiovisual / Luthieria

Rua Antônio Gomes dos Santos, S/N | Aquiraz - CE
CEP: 61700-000
Fone / Fax: +55 (085) 3361.2704

 
Copyright© Tapera das Artes 2015. Todos os Direitos Reservados.