QUINTETO DE METAIS DA UFBA SE APRESENTA NO ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ NO NESTE SÁBADO (29), ÀS 19H

QUINTETO DE METAIS DA UFBA SE APRESENTA NO ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ NO NESTE SÁBADO (29), ÀS 19H


No próximo sábado (29), às 19h, toda a suavidade e elegância dos instrumentos de sopro tomarão conta do Teatro da Tapera das Artes. Realizando o segundo concerto do ano, o QUINTETO DE METAIS DA UFBA, se apresenta no "Encontro Mestre & Aprendiz – Tocando ffortíssimoque, nesta edição, também faz parte da programação do Festival Sinfonia do Amanhã.

 

O concerto contará com um trabalho que reúne pérolas da produção intelectual brasileira, na sonoridade de instrumentos de sopro para Metais, que passeia pela música brasileira de Gilberto Gagliardi à Chiquinha Gonzaga, no concerto intitulado "Eco". Para a apresentação será respeitada a capacidade máxima de 350 pessoas no teatro, onde serão distribuídos ingressos 1 hora antes do evento. A entrada é gratuita.

O projeto Encontro Mestre & Aprendiz - Tocando ffortíssimo, que tem direção artística, musical e pedagógica do Maestro Ênio Antunes, realização do  Centro de Pesquisa e Difusão daArte-Imaginário em parceria com a Tapera das Artes, patrocínio da Nacional Gás, Indaiá, Sistema Verdes Mares, Usibras, Grupo FAN, M Dias Branco,  Acal, CAGECE e Banco do Nordeste, propõe atividades artísticas-pedagógicas de troca dos mestres-artistas convidados com os aprendizes da instituição e também de projetos parceiros.  No caso, o Quinteto de Metais da UFBA ficará numa verdadeira imersão de 25 a 29/05, com os alunos da Tapera das Artes, Orquestra de Sopros de Pindoretama, Chiquita Braga Estrela da Serra, que fazem parte da Plataforma Sinfonia do Amanhã, além de alunos da UECE, resultando no concerto "Eco", que ressoa e faz surgir a Tapera Arte Metais, sob a direção musical de Jean Carlos, para trilhar musicalmente, um novo caminho com os alunos-aprendizes dos instrumentos de metais.

Esta é a segunda edição do projeto que já trouxe no ano passado Hermeto Pascoal, Fábio Pascoal e Toninho Ferragutti e QuintetoCordas Arte do Som, que propõe diálogos abertos com excelentes mestres da música e da luthieria brasileira.

 

SOBRE ENCONTRO MESTRE & APRENDIZ E FESTIVAL ACORDES DO AMANHÃ

Nesta edição, a cidade de Aquiraz, através do Encontro Mestre&Aprendiz – Tocando ffortíssimo e Festival Acordes do Amanhã e, será uma das oito cidades, em quatro estados, a receber o festival, com uma grande ação de ocupação urbana pela música, unindo projetos de educação musical e atividades de interferência urbana e artística, levando os músicos aonde o povo está, em ruas, praças, terminais de ônibus, na Beira-mar e em outros espaços.

 

SOBRE QUINTETO DE METAIS DA UFBA

Formado pelos professores doutores Heinz Schwebel (trompete), Joatan Nascimento (trompete), Lélio Alves (trombone), Celso Benedito (trompa) e o mestre Renato Pinto (tuba), o grupo tem realizado importantes concertos nas diversas regiões do Brasil e da América do sul. Dentre os eventos podemos citar: Fórum de Música, Educação, Gestão e Cidadania na cidade de Vassouras - RJ (2012 e 2013),  Encontro de Metais da Universidade do Estado do Amazonas (2013 e 2014), Fórum de Bandas Filarmônicas da Universidade Federal da Bahia (2014), III Fórum de Instrumentos de Metal da Universidade Federal de Goiás, dentre  diversos outros eventos. Em 2015 o Grupo fez uma importante turnê pelo Nordeste do país e outra pelo Cone Sul, tendo se apresentado em Buenos Aires e Montevidéu. Em 2016 realizou concertos na cidade de Santiago (Chile).

Nestas jornadas musicais os componentes também se dedicam em ministrar master class de performance, buscando compartilhar conhecimentos e experiências de anos de ensino acadêmico.

O Quinteto de Metais da Universidade Federal da Bahia tem como proposta divulgar a música composta ou adaptada para esta formação, ampliando o cenário da música de câmara no Brasil através da criação de plateia e da qualificação de intérpretes.

Heinz Karl Schwebel (TROMPETE) - É o atual Diretor da Escola de Música da UFBA e integra seu corpo docente desde 2001. Em 1996 concluiu o Mestrado sendo laureado com Honras Acadêmicas e Distinção em Performance, premiação máxima daquela instituição. Durante seus estudos em Boston, foi vencedor do “Concerto Competition” e do “Honors Brass Competition”. Em 1997 e 1998, integrou os quadros da Jerusalem International Symphony Orchestra em Israel, onde atuou como primeiro trompete sob a regência de Zubin Metha. Mais uma vez como bolsista da CAPES, voltou aos Estados Unidos em 1998 para realizar o Doutorado, tendo obtido o título de Doctor of Musical Arts na Catholic University of America. Atua como primeiro trompete da Orquestra Sinfônica da Bahia.  

Joatan Nascimento (TROMPETE) - Natural de Maceio/AL, Joatan Nascimento é Doutor em trompete pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), por onde também se graduou e onde hoje leciona as cadeiras de Trompete, Percepção Musical, Prática de Conjunto, Harmonia e Improvisação. Também integrado ao movimento de música instrumental de Salvador/BA, tem se destacado no repertório jazzístico, assim como nas práticas que envolvem a música popular brasileira. Gravou um CD exclusivamente composto de choros escritos para o trompete, chamada EU CHORO ASSIM! É membro do Quinteto de Metais da UFBa, da Orquestra Sinfônica da Bahia (desde 1989), da Orkestra Rumpilezz e do Trio + 1. 

Celso Benedito (TROMPA) - Bacharel em Música pela Faculdade Mozarteum de São Paulo (1999), mestrado em Musicologia pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Música pela Universidade Federal da Bahia (2010). Atualmente é professor adjunto de trompa da Universidade Federal da Bahia, atualmente principalmente nos seguintes temas: instrumentista, professor, educação musical, filarmônica prática (execução) e prática de conjunto.

Lélio Alves (TROMBONE) - Professor adjunto da Universidade Federal da Bahia desde 2008 e autor do método Trombone Fácil. Bacharel em trombone (UFRJ) e doutor em música pela UNIRIO. Atuou como primeiro trombone da Orquestra Sinfônica da Bahia por vários anos. É fundador-regente da Banda de Concerto da FAETEC-Marechal Hermes. Tem ministrado diversos cursos sobre trombone e  ensino em Bandas Escolares por todo o Brasil. Possui importante pesquisa sobre o repertório solo brasileiro para trombone.

 Renato Costa Pinto (TUBA) - Principal Tubista da Orquestra Sinfônica da Bahia, é natural de São Gonçalo (RJ). Teve uma formação iniciada em banda de música, fruto de uma família de músicos Cristãos. Estudou tuba com os professores Zênio de Alencar e Waldemar Moura. Formou-se bacharel e mestre pela UFBA em 2013, defendendo o tema: “A Tuba na música brasileira: Catalogação de obras e Sugestões Interpretativas da Fantasia Sul América para Tuba e Orquestra de Claudio Santoro”.

 

SERVIÇO

Encontro Mestre & Aprendiz apresenta QUINTETO DE METAIS DA UFBA,  com o concerto “ECO”

Quando: 29/04 (sábado), às 19h

Local: Teatro Tapera das Artes (Rua Antônio Gomes dos Santos, S/N – Centro, Aquiraz  / Ao lado do Parque Ecoeducativo Engenhoca)

Informações: (85) 3361-2704

ACESSO GRATUITO

*Será respeitada a capacidade máxima de 350 pessoas no teatro, onde serão distribuídos ingressos 1 hora antes do evento.

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter e receba em primeira mão todas as novidades da Tapera das Artes em primeira mão comodamente no seu e-mail.

Endereço Sede Tapera das Artes e Escola de Musica

Rua Raimundo Lopes de Queiroz, S/N | Aquiraz - CE
Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Endereço Centro Cultural / Teatro / Escola de Audiovisual / Luthieria

Rua Antônio Gomes dos Santos, S/N | Aquiraz - CE
CEP: 61700-000
Fone / Fax: +55 (085) 3361.2704

 
Copyright© Tapera das Artes 2015. Todos os Direitos Reservados.