Livro do Projeto Mapeamento Cultural do Ceará é lançado em Aquiraz nesta quarta (1 9)

Em parceria com a Secretaria de Cultura de Aquiraz e apoio da Tapera das Artes, na próxima quarta (19), às 9h30 no Centro Cultural Tapera das Artes (Rua Antônio Gomes dos Santos, s/n - Centro, Aquiraz), com acesso GRATUITO, acontece o lançamento do livro “Entre os Mapas das Artes – Olhares sobre o patrimônio cultural cearense”, com organização de Eduardo Mattedi Werneck e Humberto Torres, que é resultado do Projeto Mapeamento Cultural do Ceará.

O projeto é uma realização da Associação do Circos e Artistas do Nordeste (ACAN), produção executiva da Girândola, com patrocínio da Petrobras e apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (SECULT) e consultoria jurídica de Gaspar Bandeira Advogados.

O secretário de cultura, William Mendonça, diz que o fato do lançamento do livro acontecer em Aquiraz, é importante para que o município esteja inserido cada vez mais na rota cultural do estado. “É importante Aquiraz estar inserido nesse circuito pelo seu valor histórico, material e imaterial e, sobretudo, porque estamos a cada dia intensificando o diálogo com o poder público estadual e federal, produtoras culturais e empresas privadas no geral”, pontua o secretário.

“O projeto de Mapeamento Cultura do Ceará é importante, pois faz um levantamento de artistas, patrimônio cultura material e imaterial do nosso Estado. E tem como objetivo a produção de um documento que auxilie os gestores e trabalhadores da cultura no processo de elaboração da política publica ara setor da cultural”, ressalta o produtor executivo do projeto, Leandro Guimarães, sinalizando ainda que esta edição conta uma tiragem de 5 mil unidades e que serão distribuídos 55 exemplares para o município de Aquiraz.

Sobre o Projeto Mapeamento Cultural

Conhecer. Melhor dizendo: reconhecer. A partir desses saberes, múltiplos fazeres. O mapa como poderosa ferramenta de ação. É dessa forma que o projeto de Mapeamento Cultural do Ceará se propôs a realizar um diagnóstico das manifestações, diversidades e da produção cultural no estado. Seus dados possuem potencial de otimizar a preservação e o desenvolvimento da cultura local, bem como de facilitar a definição e a execução de políticas públicas na área, tornando essas ações mais democráticas e eficientes.

Para se chegar a esse levantamento, diferentes metodologias, técnicas e ações foram desenvolvidas. Uma extensa pesquisa abrangeu os 184 municípios cearenses, tendo como foco identificar artistas, produtores culturais, articuladores, gestores, instituições e produtos culturais. Além disso, houve ações complementares de mobilização e divulgação das atividades, para que as comunidades pudessem participar de forma ativa, aplicação da

pesquisa (coleta, análise, validação e divulgação dos resultados) e agora a apresentação pública dos resultados nas macrorregiões culturais do estado.

Vale salientar que o mapeamento das manifestações culturais em todo o estado está entre as metas do Plano Nacional de Cultura (PNC), assim como previsto no Plano Estadual da Cultura do Ceará. O projeto é uma iniciativa estratégica para a democratização das políticas culturais em todo o estado e uniu diversos atores e gestores em seu processo, concretizando o plano de um Ceará que reconhece e incentiva suas manifestações culturais.

SERVIÇO

Lançamento do Livro “Entre os Mapas das Artes – Olhares sobre o patrimônio cultural cearense” - Projeto Mapeamento Cultural do Ceará

QUANDO: 19/04 (quarta-feira), às 9h30

ONDE: Centro Cultural Tapera das Artes (Rua Antônio Gomes dos Santos, s/n - Centro, Aquiraz )

ACESSO GRATUITO

Informações:

Coord. De Marketing e Relações Públicas – SECULT

www.aquiraz.ce.gov.br

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter e receba em primeira mão todas as novidades da Tapera das Artes em primeira mão comodamente no seu e-mail.

Endereço Sede Tapera das Artes e Escola de Musica

Rua Raimundo Lopes de Queiroz, S/N | Aquiraz - CE

Endereço Centro Cultural / Teatro / Escola de Audiovisual / Luthieria

Rua Antônio Gomes dos Santos, S/N | Aquiraz - CE
Fone / Fax: +55 (085) 3361.2704

Copyright© Tapera das Artes 2015. Todos os Direitos Reservados.